Alerta laranja: dezenas de cidades de MG podem enfrentar chuvas intensas; veja lista

Volume de água pode chegar a 100 mm por dia, conforme aviso do Inmet; existe risco de alagamentos e descargas elétricas

Municípios incluídos no aviso podem enfrentar volume de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60-100 km/h

Dezenas de cidades mineiras estão em alerta laranja para chuvas intensas, conforme divulgou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta-feira (18). Segundo o órgão, os municípios incluídos no aviso podem enfrentar volume de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60-100 km/h até as 10h desta sexta-feira (19).

De acordo com a advertência, existe risco para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O comunicado vale para cidades no Triângulo, Alto Paranaíba, Noroeste e Norte de Minas.

Em todo o Brasil, mais de 600 cidades estão incluídas no aviso. Apenas em Minas Gerais, são mais de 50 em alerta para chuva intensa. Diante dos riscos para rajadas de vento e descargas elétricas, o Inmet pediu que a população redobre a atenção.

Veja as recomendações

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja a lista de cidades em alerta em MG

  • Abadia dos Dourados
  • Araguari
  • Araporã
  • Arinos
  • Bonfinópolis de Minas
  • Buritis
  • Cabeceira Grande
  • Cachoeira Dourada
  • Campina Verde
  • Canápolis
  • Capinópolis
  • Cascalho Rico
  • Centralina
  • Coromandel
  • Dom Bosco
  • Douradoquara
  • Estrela do Sul
  • Formoso
  • Grupiara
  • Guarda-Mor
  • Guimarânia
  • Gurinhatã
  • Indianópolis
  • Ipiaçu
  • Iraí de Minas
  • Ituiutaba
  • João Pinheiro
  • Lagamar
  • Lagoa Grande
  • Limeira do Oeste
  • Monte Alegre de Minas
  • Monte Carmelo
  • Natalândia
  • Nova Ponte
  • Paracatu
  • Patos de Minas
  • Patrocínio
  • Pedrinópolis
  • Perdizes
  • Prata
  • Presidente Olegário
  • Riachinho
  • Romaria
  • Santa Juliana
  • Santa Vitória
  • Tupaciguara
  • Uberaba
  • Uberlândia
  • Unaí
  • União de Minas
  • Uruana de Minas
  • Vazante
  • Veríssimo
Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas

Ouvindo...