O conglomerado português ‘Mota-Engil’ venceu o
A empresa venceu com proposta de desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública máxima anual, fixada em R$ 438,3 milhões. A espanhola Acciona foi a outra proponente, com oferta de desconto de 0%.
Com investimento total estimado em R$ 6,8 bilhões, o empreendimento será realizado no modelo de Parceria Público-Privada (PPP) patrocinada, com prazo de 30 anos. O aporte público máximo é de R$ 5,1 bilhões, dividido igualmente entre Estado e União (R$ 2,5 bilhões cada).
“O dia é realmente histórico. São 100 anos de espera, que está terminando agora. Várias pessoas trabalharam nesse projeto para que ele se tornasse real. Tivemos várias discussões, muitas horas de trabalho. O que estamos celebrando hoje é o futuro da Baixada Santista, do estado de São Paulo e do Brasil”, afirmou o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, com módulos de concreto pré-moldados, instalados no leito do canal portuário – uma técnica já consagrada em países da Europa e da Ásia.
A infraestrutura contará com três faixas por sentido, sendo uma delas reservada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), passagem para pedestres e ciclistas e galeria de serviços. A concepção multimodal coloca a Baixada Santista na rota da mobilidade do futuro, oferecendo soluções mais rápidas, sustentáveis e inclusivas.
“O leilão do Túnel Santos–Guarujá é um marco histórico para São Paulo e para o Brasil. Estamos trazendo uma solução de engenharia moderna, com segurança jurídica e sustentabilidade, que vai encurtar distâncias, gerar empregos e transformar a mobilidade da Baixada Santista”, destacou o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas, que levam cerca de 18 minutos por travessia, mas estão sujeitas a filas e variações de operação.
Pela estrada, o deslocamento pode chegar a 1 hora. Com o túnel, o trajeto será feito em até 5 minutos, beneficiando de 2 milhões de habitantes da Baixada Santista e trabalhadores que circulam diariamente entre as cidades.