Primavera começa com temperaturas acima da média e volta das chuvas; veja a previsão
Apesar da volta das chuvas em parte do país, queimadas devem continuar até outubro na Amazônia; La Niña também pode começar durante a estação

A primavera, também chamada de estação das flores, começa oficialmente no Brasil neste domingo (22). A estação vai até o dia 21 de dezembro e promete trazer mais chuva para pontos isolados do país. No entanto, o calorão e o tempo seco devem permanecer na maior parte do Brasil.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas podem ficar acima da média em pontos isolados do Acre, Roraima, sudoeste do Amazonas, sudeste da Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
No resto do país, o tempo seco deve prevalecer até meados de novembro. A previsão de baixa umidade faz com que os incêndios florestais continuem até outubro no sul do Amazonas, um dos principais focos de queimadas da Amazônia.
Porém, na porção norte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, altas temperaturas e chuvas irregulares marcam o início da primavera. Ainda neste início de estação, o Rio Grande do Sul será beneficiado por chuvas regulares, mas pode sofrer com a seca, caso o La Niña se estabeleça.
Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.


