Ouvindo...

Previsão do Tempo: estados brasileiros estão em alerta para tempestade

Alerta é válido desta quinta-feira (4) até a manhã de sexta-feira (5); há risco de chuva de até 50 mm por dia, ventos de 60 km/h e queda de granizo

Tempestade e granizo podem atingir mais de 80 cidades do Paraná; veja quais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade com grau de “Perigo Potencial” para cinco estados brasileiros: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O aviso tem início às 10h desta quinta-feira (4) e é válido até as 10h de sexta-feira (5).

Riscos e áreas afetadas

Segundo o Inmet, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo acumular até 50 milímetros ao longo do dia. Além disso, são esperados ventos intensos, com rajadas que podem variar de 40 a 60 quilômetros por hora, e possibilidade de queda de granizo.

Apesar do alerta, o risco de transtornos é considerado baixo. Mesmo assim, o instituto adverte para a possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e pontos de alagamento.

Leia também

Instruções de segurança

  • O Inmet e a Defesa Civil orientam a população a tomar precauções durante o período de vigência do alerta. As principais recomendações são:
  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Não utilize aparelhos eletrônicos que estejam ligados à tomada para evitar danos por descargas elétricas.
  • Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193.

*sob a supervisão de Lucas Borges

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa Jornalismo e escreve sobre Cultura e Indústria no portal da Itatiaia. Apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema, Amanda é mãe do Joaquim.