Prefeitura baiana alega ‘falha’ e divulga nomes de 600 pessoas que vivem com HIV

Em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, a lista foi publicada no Diário Oficial no último sábado (20)

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana do município lamentou o ocorrido.

A Prefeitura de Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, publicou no último sábado (20), no Diário Oficial, uma lista com os nomes de mais de 600 pessoas que vivem com HIV no município. A publicação, retirada do ar uma hora depois, anunciava a suspensão do Passe Livre para pacientes, em cumprimento a uma determinação judicial.

Além das pessoas que vivem com HIV, o erro também expôs pacientes diagnosticados com fibromialgia e anemia falciforme.

Leia também

Em nota oficial, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) lamentou o ocorrido e afirmou que o erro foi causado por uma “falha do sistema”.

A administração pública informou que uma nova edição será publicada no Diário Oficial do município, com as devidas correções e garantindo o sigilo das informações dos pacientes beneficiados. “A Semob lamenta profundamente o ocorrido e reforça o compromisso da Prefeitura de Feira de Santana com a preservação da privacidade e dignidade dos cidadãos”, diz o comunicado.

Suspensão do Passe Livre

Conforme informado no Diário Oficial, a medida atende a uma decisão judicial que revogou uma tutela provisória de urgência anteriormente concedida pela Justiça.

Segundo a portaria, os beneficiários devem devolver os cartões no prazo de cinco dias úteis, além de apresentar defesa escrita ou documentos à Semob, sob pena de suspensão ou cancelamento definitivo do benefício.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...