A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza, nesta quinta-feira (2), a maior operação contra o tráfico de drogas na Região Serrana. A ação, que faz parte da segunda fase da Operação Asfixia, que tem como objetivo cumprir 18 mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho (CV) que atuam principalmente em Petrópolis, com envio de drogas a partir de comunidades da Maré, na capital.
Até a última atualização desta reportagem, 12 suspeitos haviam sido presos. As investigações identificaram 55 envolvidos no esquema e apontaram que o líder da facção, seu braço direito e outros comparsas estariam escondidos na favela Parque União, no Complexo da Maré, onde houve confronto armado durante diligências.
De acordo com a polícia, o grupo era responsável por coordenar a logística de transporte de drogas da capital para a Região Serrana, com redistribuição em áreas de Itaipava, distrito de Petrópolis. Os agentes também relataram que os criminosos exerciam controle territorial e impunham regras violentas à comunidade.
Polícia faz maior operação contra o CV no RJ e prende assessor e PM da Prefeitura de Petrópolis
— Itatiaia (@itatiaia) October 2, 2025
Clique e leia mais 👇
📽️Reprodução | PCRJ pic.twitter.com/UfyUcFPeNC
Além dos mandados de prisão, cerca de R$ 700 mil em bens da facção foram bloqueados para atingir o patrimônio usado na manutenção das atividades ilegais.
A operação é conduzida por policiais da 106ª DP (Itaipava) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), com apoio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.