Operação contra tráfico de drogas em SP e BA prende dez suspeitos

Justiça determinou bloqueio de R$ 100 milhões dos investigados

A Polícia Civil prendeu dez suspeitos ligados a uma organização criminosa que atuava a partir de São Paulo e mantinha conexão direta com o tráfico de drogas na Bahia. As ações fizeram parte da Operação Zimmer. Em âmbito nacional, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 100 milhões pertencentes aos investigados.

Na capital paulista, os mandados foram cumpridos em quatro endereços, resultando na prisão temporária de três alvos e em flagrante de outras oito pessoas, totalizando dez detidos no estado.

Na Vila Antônio, na Zona Leste, dois investigados foram localizados e tiveram celulares e um notebook apreendidos. Em Parelheiros, na Zona Sul, os agentes encontraram um veículo com sinais identificadores adulterados, o que levou à prisão em flagrante de uma pessoa e à apreensão de dois veículos.

Leia também:

Em um hotel na Barra Funda, na Zona Oeste, a Polícia Civil localizou um dos alvos da investigação. A partir dessa abordagem, outras cinco pessoas foram flagradas com malas de fundo falso contendo cerca de 9,8 quilos de cocaína, além de celulares, cartões bancários, relógio, balança de precisão e materiais usados para o preparo e transporte da droga.

Já em Sumaré, no interior paulista, também foram cumpridos mandados em um apartamento ligado ao bando, onde foram recolhidos um notebook, um caderno com anotações, um capacete e uma moto utilizada na logística da quadrilha.

De acordo com as investigações conduzidas pela Polícia Civil da Bahia, a organização criminosa estruturou todo o fluxo financeiro do tráfico por meio de empresas de fachada, comerciantes usados como laranjas para movimentar grandes quantias em contas bancárias. O bando paulista atuava com distribuição de drogas, articulação de viagens ao exterior como parte do esquema.

A operação nacional resultou na prisão de 46 suspeitos em diversos estados, mas as ações em São Paulo tiveram papel central na identificação da estrutura interestadual do bando e na interrupção de parte da logística usada para o tráfico. As apreensões foram encaminhadas à perícia e os detidos à delegacia.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Ouvindo...