Belo Horizonte
Itatiaia

Onda de calor: Brasil registra fenômeno pela oitava vez em 2024

Previsão indica que temperaturas devem ficar 5°C acima da média, por um período de dois a três dias, em mais de 1.500 cidades; queimadas devem continuar no país

Por
Onda de calor chega após dias de frio intenso em Minas  • Imagem ilustrativo Pixabay

Mais de 1.500 cidades brasileiras vão ter temperaturas acima da média a partir desta segunda-feira (30). Isso porque mais uma onda de calor atua na região central do Brasil. Segundo o Climatempo, essa já a oitava do ano.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo (perigo potencial) para os seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná. A previsão indica que as temperaturas devem ficar 5°C acima da média por um período de dois a três dias.

Veja recomendações para enfrentar o calorão:

  • Hidrate-se;
  • Evite a exposição direta ao sol, em especial, entre 10h às 16h;
  • Use chapéu e óculos escuro e aplique protetor solar;
  • Diminua os esforços físicos e mantenha os ambientes arejados;
  • Faça refeições leves e evite bebidas alcoólicas;
  • Evite a permanência de crianças, pessoas doentes ou idosos em veículos expostos ao sol.
Por

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.