Moradores relatam tremores no Pará após terremoto na Venezuela; especialista explica
Prédios foram evacuados por precaução em Belém e Santarém; Defesa Civil e Corpo de Bombeiros fizeram vistorias e não registraram danos estruturais

Moradores de diferentes cidades do Pará relataram ter sentido tremores na noite desta quarta-feira (24), após um terremoto de magnitude 7,5 atingir a Venezuela. Em Belém e Santarém, prédios foram evacuados por precaução enquanto equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros realizavam inspeções nas estruturas.
Em Belém, os relatos partiram de moradores dos bairros Umarizal, Cremação, Batista Campos, Jurunas e Pedreira. Segundo a Prefeitura, a evacuação de alguns edifícios foi uma medida preventiva para garantir a segurança dos moradores.
Em nota, a administração municipal informou que não houve registro de ocorrências graves e orientou a população a seguir as recomendações dos órgãos oficiais.
Quais cidades registraram relatos?

Além de Belém, moradores de Santarém, no oeste do estado, também afirmaram ter percebido os tremores.
Na capital paraense, os relatos vieram de imóveis localizados na rua Antônio Barreto, no Umarizal; na rua Engenheiro Fernando Guilhon, na Cremação; e na travessa dos Apinagés, em Batista Campos.
Já em Santarém, moradores de pelo menos cinco edifícios acionaram o Corpo de Bombeiros após perceberem a movimentação dos prédios.
Prédios foram liberados
Após as vistorias realizadas pelo Corpo de Bombeiros, os edifícios evacuados em Belém foram liberados para o retorno dos moradores.
Em Santarém, os bombeiros também realizaram inspeções nas estruturas e nos elevadores dos edifícios onde houve relatos de tremores.
Tremores podem ter relação com terremoto na Venezuela

O prefeito de Belém, Igor Normando (PSDB), informou que a Defesa Civil Municipal acompanha a situação em conjunto com a Defesa Civil Estadual.
Segundo ele, os tremores sentidos na capital paraense podem ter sido reflexos do terremoto registrado na Venezuela.
"O município segue monitorando a situação e adotando todas as medidas necessárias para garantir a segurança da população", afirmou.
Rede Sismográfica Brasileira explica
A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) confirmou à Itatiaia que os dois terremotos de magnitudes 7,2 e 7,5 registrados na Venezuela foram detectados pelos equipamentos da instituição e tiveram reflexos em diferentes estados do Norte do Brasil.
Segundo a RSBR, os eventos ocorreram por volta das 19h (horário de Brasília) e foram analisados pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O epicentro do principal tremor foi localizado próximo à cidade de Morón, no estado venezuelano de Carabobo, na costa do Caribe, a cerca de 13 quilômetros de profundidade.
Além de Belém, a rede confirmou relatos de tremores em Manaus (AM), Boa Vista (RR), Macapá (AP) e em outros municípios desses estados.
De acordo com o sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP, é comum que terremotos com essa magnitude sejam sentidos a grandes distâncias do epicentro.
"É relativamente comum que sismos dessas magnitudes e com essas profundidades sejam sentidos a vários quilômetros de distância do epicentro. Apesar do susto que podem causar nas pessoas por aqui, a distâncias como essa não há chance de danos para as cidades brasileiras", explicou.
O especialista acrescentou que não é possível prever a ocorrência de novos terremotos, mas destacou que eventos dessa magnitude costumam gerar réplicas nos dias seguintes.
O que aconteceu na Venezuela?
O terremoto de magnitude 7,5 atingiu a Venezuela na noite desta quarta-feira (24), com epicentro na região de Montalbán, a cerca de 168 quilômetros de Caracas, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O abalo também foi sentido em Manaus, onde moradores relataram a movimentação de edifícios e deixaram alguns prédios por precaução.
Na Venezuela, o tremor provocou o desabamento de edifícios e mobilizou equipes de resgate em diferentes regiões do país.
Jornalista graduada na PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, produziu conteúdos para as editorias Turismo, Gastronomia e Emprego/ Concursos. Atualmente, colabora com as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo.



