Uma mulher foi multada antes mesmo de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), após ir dirigindo até o pátio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), nesta terça-feira (15). O caso aconteceu na cidade de Taguatinga, enquanto a candidata se deslocava para realizar a prova teórica que faz parte do processo.
As informações foram divulgadas pelo Detran-DF, que informou ainda que ela estacionou o carro no pátio e, após realizar a prova, foi embora no veículo. Nesse momento, ela foi abordada por agentes, que a multaram. Conforme o órgão, conduzir veículo sem ser habilitado é infração gravíssima e, em alguns casos, pode ser caracterizado como crime de trânsito.
Vale lembrar que a multa para quem dirige sem ser habilitado é de R$ 880,41. O valor é quase três vezes maior que o de uma multa básica e prevê ainda a retenção do veículo.
A informação publicada no portal do Detran-DF gerou diversos comentários. Um deles diz: “Isso é o reflexo de um país onde as pessoas acham que as leis só servem para ‘uns’ e não para todos”. Já outro afirma que a prática é constante: “Entra ano e sai ano e o povo continua fazendo a mesma coisa”. Um terceiro ainda comentou: “Que audácia”.
Em casos como esse, também é possível que a emissão da CNH seja suspensa por um período de até seis meses. Ainda em nota, o Detran ressaltou a importância dos processos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. “Quer ser motorista? Estude, treine com o instrutor, respeite as regras e só sente ao volante quando estiver legalmente autorizado. É mais seguro pra você e pra todos”, finaliza a nota.