Ouvindo...

Maior espécie de tartaruga do mundo é vista em praia ‘queridinha’ dos mineiros': veja vídeo

Espécie do animal está gravemente ameaçada de extinção

Tartarugas-de-couro podem chegar a 182 cm de comprimento, com barbatanas dianteiras de mais de dois metros

Uma tartaruga-de-couro, a maior espécie do animal no mundo, foi vista na manhã dessa terça-feira (8) na praia de Jacaraípe, destino muito procurado pelos mineiros, no Espírito Santo. Ela media 1,55 metros de comprimento e 1,22 metros de largura, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Essa espécie, também conhecida como tartaruga-gigante, tem poucos pontos de desova no Brasil. Na classificação do Ministério do Meio Ambiente, o animal é considerado criticamente em perigo no país e vulnerável internacionalmente. Segundo informações do Projeto Tamar, as tartarugas-de-couro podem chegar a 182 cm de comprimento, com barbatanas dianteiras de mais de dois metros.

Os banhistas foram os primeiros a avistar o animal, que estava na areia da praia. Eles acionaram a Polícia Militar Ambiental do estado, que orientou as pessoas que estavam aglomeradas em volta dela. A área foi imediatamente isolada para garantir a proteção da tartaruga.

Veja o vídeo:

A guarnição orientou a população a manter distância, evitar o uso de flash fotográfico e fazer silêncio. Esses comportamentos podem interferir no comportamento natural da espécie e estressar o animal, que provavelmente buscava um local seguro para fazer uma desova.

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.