Ouvindo...

Intoxicações por metanol chegam a 195 casos no Brasil; SP confirma segunda morte

Casos estão ligados a bebidas adulteradas com maior concentração em São Paulo

A orientação é evitar o consumo e compra de bebidas sem rótulo, lacre de segurança ou selo fiscal

O Ministério da Saúde atualizou o número de notificações de casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol no Brasil no início da noite deste sábado (4). Houve aumento considerável de 127 para 195 registros.

As notificações foram informadas até 16h de hoje para o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).

Em todo o país, são 14 casos confirmados e 181 em investigação. Do total de registros, 162 são em São Paulo, 14 confirmados e 148 em investigação, o que faz com que o estado paulista seja o que responde pela maioria dos casos notificados.

Dessas notificações, 13 são de óbitos. Um óbito confirmado no estado de São Paulo e 12 estão sendo investigados (7 em SP, 3 em PE, 1 na BA e 1 no MS).

São Paulo confirmou segunda morte

Apesar de não constar no boletim oficial do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou, na tarde deste sábado (4), a segunda morte por intoxicação por metanol. A vítima é um homem de 46 anos, morador da capital paulista, que estava internado após ingerir bebida alcoólica. O estado já soma dois óbitos confirmados pela substância.

Leia também

Minas Gerais entra na lista de estados com casos em investigação

O estado de Minas Gerais investiga o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol. A informação foi publicada neste sábado, pelo Ministério da Saúde.

O caso suspeito foi registrado na cidade de Santa Maria do Suaçuí, no Vale do Rio Doce.

Contagem de casos no Brasil

Veja a tabela com a contagem de casos registrados no Brasil:

Contagem de casos no Brasil no dia 04 de outubro

Contagem de óbitos no Brasil

Veja a tabela com a contagem de óbitos registrados no Brasil:

Contagem de óbitos no Brasil no dia 04 de outubro

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.
Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.