A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro vai monitorar durante dez dias todas as pessoas possivelmente expostas ao vírus da gripe aviária. A medida foi implementada após a
Por enquanto, não há nenhum caso suspeito em humanos no estado. De acordo com a secretaria, a transmissão do vírus H5N1 de animais para humanos é rara. O vírus também não é propagado de uma pessoa para a outra.
Desde 2010, apenas 75 casos em humanos foram registrados em toda a região das Américas, e dois deles levaram à óbito, de acordo com dados da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). O Brasil nunca registrou casos de gripe aviária em humanos.
Já casos em animais são registrados no país desde 2023 e, este ano, foram confirmados 183 focos de influenza aviária de alta patogenicidade. Além do episódio do Bioparque, há outras três investigações em andamento no estado de São Paulo, duas envolvendo aves silvestres e uma relacionada a aves domésticas.
Por causa do incidente, o BioParque ficou fechado desde o dia 17, reabrindo nessa quinta-feira (24), “com a adoção de medidas necessárias e autorização dos órgãos fiscalizadores”, segundo a administração do BioParque. A única área que permanecerá interditada ao público é a Savana Africana, onde as galinhas d’angolas ficavam.