Ouvindo...

Fraudes no INSS: sindicato ligado a irmão de Lula está entre alvos de operação da PF

Corporação cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi)

Frei Chico, irmão de Lula, pode ser convocado para dar depoimento na CPMI do INSS

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) está entre os alvos da nova fase da operação da Polícia Federal (PF) que apura o esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizada na manhã desta quinta-feira (9).

A entidade tem José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como vice-presidente. Já o presidente da associação, Milton Baptista de Souza Filho, deve ser ouvido hoje pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.

Em nota, o Sindnapi manifestou sua “surpresa” com a ação da PF e confirmou que a corporação cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da entidade e em endereços ligados ao presidente e diretores do sindicato.

“Esclareça-se que os advogados não tiveram acesso ao inquérito policial, ao conteúdo das razões da representação policial ou dos fundamentos da decisão que autorizou a deflagração da medida cautelar, mas reitera seu absoluto repúdio e indignação com quaisquer alegações de que foram praticados delitos em sua administração ou que foram realizados descontos indevidos de seus associados”, afirma a associação.

O Sindnapi afirma ainda que comprovará “a lisura e legalidade de sua atuação, sempre em prol de seus associados, garantindo-lhes a dignidade e respeito que são devidos”.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.