Empresa responsável por carro roubado com material radioativo acusa motorista de 'imprudência'
Boletim de ocorrência foi aberto e autoridades tentam localizar produto; Comissão Nacional de Energia Nuclear afirma que material representa um risco muito baixo para a população e meio ambiente

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, emitiu um comunicado, nesta sexta-feira (5), para tranquilizar a população sobre o roubo de um carro, em São Paulo, carregado com fontes radioativas na noite do último domingo (30).
Segundo a CNEN, um veículo da empresa de transporte Medical ALD levava um gerador de Germânio e Gálio, elementos químicos radioativos usados para fins médicos, de São Paulo para Curitiba (PR) e Blumenau (SP).
O órgão afirma que, por sua baixa atividade, essa fonte se na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente.
"Consta [no boletim de ocorrência] que, por imprudência do motorista, que decidiu levar o automóvel para local diverso do pátio seguro onde o veículo deveria ficar abrigado durante à noite, o veículo foi furtado", diz a nota.
Porém, apesar do material ser considerado de risco muito baixo à população e ao meio ambiente, a comissão alerta que a manipulação inadequada e de forma constante do produto pode causar danos à saúde do manipulante.
A CNEN pede para que, caso alguém encontre a fonte, o órgão seja imediatamente informado pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763. A polícia também deve ser avisada.
Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.


