Cinco jovens planejaram assassinato de padre morto a marretadas no MS, revela polícia

Investigações apontam que cinco jovens, incluindo três adolescentes; religioso foi morto dentro de casa e teve o corpo ocultado em uma área de mata

Cinco jovens planejaram assassinato de padre morto a marretadas no MS, revela polícia

A Polícia Civil de Dourados, no Mato Grosso do Sul, revelou que a morte do padre Alexsandro da Silva Lima, de 44 anos, foi planejada por cinco jovens, sendo dois maiores de idade e três adolescentes. O crime ocorreu na sexta-feira (14), mas o corpo do pároco foi encontrado no sábado (15).

Alexsandro da Silva foi enterrado no domingo (16). De acordo com a Polícia Civil (PC), o padre foi assassinado dentro de casa, atingido por golpes de marreta na cabeça e facadas no pescoço e no peito. Os dois jovens maiores de 18 anos e os três adolescentes foram detidos.

Conforme a polícia, o plano dos jovens era furtar o carro do padre e vendê-lo no Paraguai por cerca de R$ 40 mil. Durante o depoimento, um dos jovens confessou a autoria do assassinato, alegando estar sob efeito de bebida alcoólica.

O corpo de Alexsandro foi localizado em uma área de mata, após os jovens limparem a residência onde o religioso foi morto. Além do crime, objetos como ventilador, airfryer, vinho, um botijão de gás e xícaras também foram furtados da casa. Outras duas adolescentes de 16 e 17 anos foram apreendidas por ajudarem na limpeza e na venda dos itens.

“Sua dedicação à igreja e seu amor incondicional ao próximo deixam uma marca indelével na história de nossa comunidade”, afirmou a Paróquia em nota divulgada nas redes sociais.

A Polícia Civil concluiu que o caso será investigado como latrocínio, ocultação de cadáver, fraude processual e furto qualificado, conforme noticiado pelo G1. Alexsandro da Silva Lima era pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Douradina.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de três dias e lamentou o caso.

“Governo Municipal de Douradina Redigiu, nesta sexta-feira (15), o Decreto nº 108/2025, que estabelece Luto Oficial por três dias em todo o município em virtude do falecimento do Padre Alexsandro da Silva Lima, ocorrido de forma trágica e inesperada. A decisão foi tomada pela prefeita Nair Branti, no uso de suas atribuições legais, considerando a relevância espiritual, social e comunitária do sacerdote, amplamente reconhecido pela população douradinense. O decreto destaca que o Padre Alexsandro exerceu parte significativa de sua vida sacerdotal em Douradina, tornando-se referência como líder moral, conselheiro, pacificador e figura de extrema dedicação ao bem comum.

O documento também enfatiza que seu falecimento abalou profundamente o convívio social e religioso da cidade, gerando comoção, consternação e sentimento de luto entre familiares, fiéis e toda a comunidade local. Durante o período de Luto Oficial, as bandeiras do Brasil, do Estado de Mato Grosso do Sul e do Município de Douradina permanecerão hasteadas a meio-mastro em todos os prédios públicos, como manifestação de respeito e solidariedade.

A Prefeitura declara ainda que é dever do poder público reconhecer e homenagear pessoas que contribuíram significativamente para a vida social e espiritual do município, especialmente quando são retiradas do convívio coletivo de forma tão trágica. O governo Municipal de Douradina se solidariza com todos os enlutados neste momento de dor e consternação”.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...