Saiba o tema da redação do Enem 2025 deste domingo (9)
Redação é uma das provas mais aguardadas pelos vestibulandos, valendo 1000 pontos

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), divulgou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada neste domingo (9). Os vestibulandos terão que escrever sobre as “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
A aplicação da prova começou às 13h30, com cerca de 464 mil inscritos em Minas Gerais. A redação é uma das principais provas do exame, rendendo até 1000 pontos, a maior distribuição entre as cinco aplicações.
Em entrevista à Itatiaia, o pedagogo e professor da Una Sete Lagoas, Wagner Cardoso, indicou cinco possíveis temas para a prova deste ano. O docente acertou o tema da redação do Enem ao apostar no envelhecimento populacional.
A redação tem 30 linhas máximas, e os alunos devem escrever em ao menos sete para não zerar. O tipo de texto é dissertativo-argumentativo. Na correção do texto, os professores levam em conta cinco competências, atribuindo nota de 0 a 200 pontos para cada uma:
- Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
- Compreensão do tema e estrutura do texto;
- Organização das ideias e argumentação;
- Coesão e coerência;
- Proposta de intervenção.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) leva em consideração alguns critérios para zerar a redação dos alunos. Os principais motivos são a fuga ao tema proposto, ausência de texto na folha de redação, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Cada redação será corrigida por dois corretores, com graduação em letras ou linguística, sem que um tenha acesso a nota atribuída pelo outro.
Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.



