A cidade do Rio de Janeiro registrou quase mil atendimentos médicos relacionados ao calor nos últimos dois dias. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos dias 23 e 24 de dezembro, quando a cidade entrou em nível de calor 2 e 3, respectivamente, a rede de urgência e emergência da pasta registrou 973 atendimentos. Tontura, fraqueza e desmaio foram as ocorrências mais frequentes entre os pacientes. A Secretaria de Saúde informou ainda que o número de atendimentos é compatível com o nível de calor 3.
O Rio de Janeiro é um
Diante das altas temperaturas, dez municípios seguem em alerta de calor extremo: Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Niterói, Paracambi, Piraí, Queimados, São Gonçalo e Seropédica. Em sete cidades, o alerta é de calor severo: Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Belford Roxo, Maricá, Saquarema, Tanguá, além da capital fluminense. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o alerta serve para que os municípios se preparem e ofereçam pontos públicos de hidratação e refúgios térmicos para cuidar da saúde da população.
O município segue no nível 3 de calor, que se caracteriza quando há registro de índices de calor alto (36 °C a 40 °C), com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.
Veja ainda:
Tempestade com vento forte e granizo pode atingir cidades de MG; veja quais Onda de calor coloca 294 cidades de MG em alerta; veja quais