Calor acima de 40 °C leva quase mil pessoas a hospitais no Rio de Janeiro

Tontura, fraqueza e desmaio foram as ocorrências mais frequentes entre os pacientes

Calorão vai continuar no Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro registrou quase mil atendimentos médicos relacionados ao calor nos últimos dois dias. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nos dias 23 e 24 de dezembro, quando a cidade entrou em nível de calor 2 e 3, respectivamente, a rede de urgência e emergência da pasta registrou 973 atendimentos. Tontura, fraqueza e desmaio foram as ocorrências mais frequentes entre os pacientes. A Secretaria de Saúde informou ainda que o número de atendimentos é compatível com o nível de calor 3.

O Rio de Janeiro é um dos oito estados no alerta de onda de calor divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessa quinta-feira (25), de acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, a cidade bateu 40,1 °C em Guaratiba, na Zona Oeste. Nesta sexta-feira (26), a máxima pode chegar novamente aos 40 °C. O céu deve variar entre claro e parcialmente nublado, e não há previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados. A expectativa é que as temperaturas fiquem um pouco mais amenas a partir de segunda-feira (29).

Diante das altas temperaturas, dez municípios seguem em alerta de calor extremo: Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Niterói, Paracambi, Piraí, Queimados, São Gonçalo e Seropédica. Em sete cidades, o alerta é de calor severo: Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Belford Roxo, Maricá, Saquarema, Tanguá, além da capital fluminense. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o alerta serve para que os municípios se preparem e ofereçam pontos públicos de hidratação e refúgios térmicos para cuidar da saúde da população.

O município segue no nível 3 de calor, que se caracteriza quando há registro de índices de calor alto (36 °C a 40 °C), com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.

Veja ainda:

Leia também

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.

Ouvindo...