Anvisa proíbe algumas marcas de canetas emagrecedoras; confira quais

Produtos afetados pela medida não tiveram sua qualidade, eficácia e segurança avaliadas no Brasil

A medida é aplicada emarcas que não possuem registro sanitário no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, distribuição, importação, comercialização, propaganda e uso de uma série de medicamentos agonistas de GLP-1, conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras”. A medida da agência reguladora é aplicada em algumas marcas que não possuem registro sanitário no país.

Segundo o órgão, os produtos afetados pela medida não tiveram sua qualidade, eficácia e segurança avaliadas no Brasil, o que impede qualquer tipo de venda ou divulgação. As resoluções já publicadas incluem os seguintes medicamentos:

  • T.G. 5
  • Lipoless
  • Lipoless Éticos
  • Tirzazep Royal Pharmaceuticals
  • T.G. Indufar

A Anvisa informou que a decisão foi motivada pela identificação de propaganda e comercialização irregulares, muitas delas pela internet, prática proibida pela legislação brasileira para medicamentos. As medidas têm como objetivo coibir o desvio de uso e proteger consumidores de riscos associados a produtos sem comprovação científica.

A agência destacou que existem medicamentos agonistas de GLP-1 devidamente aprovados para comercialização no país. Nesses casos, o detentor do registro é responsável pela oferta do produto no mercado nacional e por qualquer intercorrência relacionada ao seu uso.

No Brasil, os medicamentos desse tipo só podem ser adquiridos mediante prescrição médica com retenção de receita.

* Informações com CNN

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...