Alunos da rede pública ampliam presença no Enem em 46%, aponta Censo Escolar
Resultado acompanha queda da evasão e avanço da taxa de conclusão do ensino médio em todo o país

Ingressar no ensino superior já foi um sonho distante para muitos estudantes da rede pública. A necessidade de trabalhar fazia com que muitos adiassem ou até desistissem da continuidade dos estudos. Em 2025, porém, esse cenário começou a mudar. Dados do Censo Escolar mostram que a participação dos alunos da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresceu 46%.
O resultado indica que o ensino médio público tem conseguido incentivar mais estudantes a concluir essa etapa e buscar uma vaga no ensino superior.
O avanço acompanha outros indicadores positivos da educação. Em 2025, a taxa de abandono no ensino médio caiu para 61%, enquanto o índice de conclusão chegou a 80,6%, o maior registrado nos últimos dez anos.
Na avaliação do ministro da Educação, Leonardo Barchini, um dos principais fatores para a permanência dos estudantes na escola é o programa Pé-de-Meia, que incentiva a frequência às aulas e a aprovação dos alunos.
"O programa Pé-de-Meia é o carro-chefe dessa política de melhoria", afirmou.
Segundo o ministro, a implementação da política pública começou a ser estruturada no período pós-pandemia, quando os indicadores de evasão escolar atingiam níveis preocupantes.
O programa condiciona o pagamento do benefício à frequência escolar e à inscrição no Enem, além de criar uma poupança para estudantes da rede pública. A iniciativa busca estimular a conclusão da educação básica e ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior.
Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), tem cinco anos de experiência na comunicação política. Desde a reportagem, no Correio Braziliense, até a assessoria parlamentar. Em 2024, atuou em campanha eleitoral majoritária. Especialista em gerenciamento de crise e construção de imagem. Na Itatiaia, escreve para o portal, em Brasília.



