A nova
A Defesa Civil Municipal de Belo Horizonte alerta sobre a frente fria e destaca o aumento de nuvens em boa parte do Estado. A
Apesar do friozinho, o
Confira a rota do frio no Brasil:
De acordo com o Climatempo, nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia e Brasília, a atuação da onda de frio será de fraca a moderada intensidade, pelo menos até o próximo sábado, dia 31. Por isso, a chance de recordes de baixa temperatura ainda é pequena. Porém, outra massa de ar frio deve avançar sobre o centro-sul do Brasil nos primeiros dias de junho, mantendo ou intensificando, o que poderá causar novos recordes de frio.
A expectativa é de que esse seja o
A partir desta quinta, em São Paulo, com o afastamento da frente, o ar polar avança com força, derrubando ainda mais as temperaturas. Há previsão de pancadas de chuva em toda a faixa leste e centro-norte de São Paulo. No Vale do Paraíba, as pancadas podem ter moderada intensidade, mas sem potencial para transtornos. As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h em toda a faixa leste paulista e sul do Rio de Janeiro, chegando a até 70 km/h na região central do RJ.
A massa de ar polar que avança sobre o país pode estabelecer novos recordes de temperatura mínima em várias capitais, incluindo todas as cidades da Região Sul, além de São Paulo, Campo Grande e Cuiabá. Capitais do Norte, como Porto Velho e Rio Branco, também têm alta probabilidade de registrar as menores temperaturas do ano.
Áreas de impacto no Brasil da onda de frio entre 29 de maio a 3 de junho de 2025.
Neve no Rio Grande do Sul
Uma forte frente fria provocada por um ciclone extratropical que se formou no início desta semana nas imediações do Rio da Prata, em Buenos Aires, já está provocando queda de temperatura no Sul do Brasil. O frio é tanto que nesta quinta amanheceu com neve no planalto sul catarinense e nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul.
Frente fria avança no Sul e afeta MG
Conforme a Defesa Civil Municipal de
No Noroeste, Centro e Vale do Rio Doce, o céu fica com muitas nuvens e há possibilidade de chuva isolada. Nas demais regiões do estado mineiro, o céu fica parcialmente nublado. A temperatura mínima no estado ficou em torno de 11 °C em Campina Verde, no Triângulo, e a máxima prevista é de 34 °C em Montalvânia, no Norte.
Já na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o céu fica parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva isolada e de curta duração. Na capital mineira, os termômetros oscilam entre 15,5 °C e 25 °C, com umidade relativa do ar em torno de 50% à tarde.
Também na sexta, espera-se uma queda acentuada da temperatura máxima no estado do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira.