Ouvindo...

INSS passa a exigir biometria para desbloquear novos empréstimos consignados

A iniciativa tem como objetivo corrigir falhas operacionais e prevenir fraudes no sistema

É importante ressaltar que a nova exigência se aplica exclusivamente aos novos contratos de crédito consignado, não afetando os empréstimos já existentes

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou uma nova medida de segurança para a contratação de empréstimos consignados. A partir desta sexta-feira, aposentados e pensionistas que desejarem contratar novos empréstimos consignados deverão realizar a prova de vida por meio de biometria facial, utilizando o site ou o aplicativo Meu INSS.

Segundo o instituto, esta iniciativa tem como objetivo corrigir falhas operacionais e prevenir fraudes no sistema. É importante ressaltar que a nova exigência se aplica exclusivamente aos novos contratos de crédito consignado, não afetando os empréstimos já existentes.

Proteção contra golpes e fraudes

A advogada Lilian Salgado, especialista em direito do consumidor e previdenciário, explica que a medida visa proteger os beneficiários do INSS. ''Em função dos recentes escândalos, o INSS está cumprindo uma determinação judicial de uma ação coletiva interposta pelo Instituto de Defesa Coletiva’’, afirma Salgado.

A ação judicial mencionada pela advogada solicitava o bloqueio de todos os benefícios, permitindo que os beneficiários os desbloqueassem quando desejassem. A implementação da biometria serve como uma camada adicional de proteção, comprovando se o beneficiário realmente autorizou o empréstimo consignado.

Leia também

No entanto, Salgado alerta para um novo risco: ''Foi descoberto nesses escândalos que também existe uma quadrilha falsificando a biometria. Então, todo cuidado é pouco’’. Este alerta ressalta a importância de os beneficiários permanecerem vigilantes, mesmo com a nova medida de segurança em vigor.

A implementação da biometria facial para novos empréstimos consignados representa um passo significativo na proteção dos aposentados e pensionistas contra fraudes. Contudo, é fundamental que os beneficiários do INSS permaneçam atentos e adotem precauções adicionais ao lidar com suas finanças e benefícios previdenciários.

Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa ‘Chamada Geral’ na Itatiaia Ouro Preto.