Ouvindo...

Veranico no Brasil deixa temperaturas 5ºC acima da média: Minas está na lista

Fenômeno faz com que manhãs sejam mais frias, enquanto tardes ficam mais quentes que o normal

Regiões atingidas devem registrar tempo firme e ensolarado

As regiões Sul e Centro-Sul do Brasil passarão por um novo veranico nos próximos dias. Em Minas, o fenômeno deve atingir o Triângulo Mineiro.

Até a próxima terça-feira (20), pelo menos, a expectativa é de temperaturas até 5°C acima do normal para a época no período da tarde, segundo o Climatempo.

O fenômeno acontece porque um novo bloqueio atmosférico, associado a um sistema de alta pressão, se estabelece sobre a região Sul do Brasil e impede o avanço de frentes frias sobre os estados do centro-sul. Como resultado, as regiões atingidas devem registrar tempo firme e ensolarado, prolongando o período de estiagem e temperaturas elevadas em pleno outono.

Leia também

Apesar das tardes mais quentes, as manhãs serão ainda mais frias nas áreas afetadas. Como consequência da estiagem, haverá baixos índices de umidade relativa do ar, especialmente no interior do Sudeste e no Centro-Oeste.

O calor será especificamente intenso nas cidades de São Paulo, Ibirá, Pitangueiras e Araçatuba, onde os termômetros devem alcançar os 31°C. No Paraná, cidades como Querenciado do Norte, Loanda, Floresta e Tapejara seguem com máximas de 29°C. Já no Rio Grande do Sul, o calor persiste em cidades como Itaqui, Uruguaiana e São Borja, também com 29°C. No Mato Grosso do Sul, as cidades de Ladário, Miranda e Anastácio voltam a registrar 32°C, reforçando o domínio do calor na região.

O Rio Grande do Sul deve ser o primeiro estado a sair desse padrão, já que é por lá que o fenômeno se inicia. A previsão do Climatempo indica a aproximação de uma nova frente fria no final de semana, o que deve quebrar o bloqueio atmosférico sobre o estado e trazer instabilidades e queda de temperatura a partir deste domingo (18).

Paula Arantes é estudante de jornalismo e estagiária do jornalismo digital da Itatiaia.