O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, mudou o discurso nesta quarta-feira (12) e disse que é preciso “comemorar o avanço da prefeitura” em relação ao desaparecimento repentino da Cracolândia, no Centro da cidade.
A fala aconteceu um dia depois dele dizer que foi surpreendido pelo sumiço das cenas de uso de drogas na região. Agora, Nunes afirmou que o desaparecimento da concentração de usuários “é uma vitória da cidade e da sociedade”.
O
Já moradores e comerciantes do Centro de São Paulo dizem que os usuários de drogas da Cracolândia se espalharam por vários pontos do Centro e também afirmam que o problema não foi resolvido. Para eles, não há mais o “ponto físico Cracolândia”, mas que ela ainda existe.
A ONG Craco Resiste afirma que houve truculência contra os usuários de drogas. Segundo a entidade, “os relatos colhidos indicam que houve uma orientação para que a Guarda Civil Metropolitana aumentasse a violência das abordagens”.
Ainda de acordo com a ONG, “as pessoas ouvidas afirmam categoricamente que os guardas passaram a bater mais no rosto e na cabeça das pessoas, para além das outras agressões já cotidianas na região, com uso de spray de pimenta e apropriação de pertences pessoais, como roupas e dinheiro”.