Ouvindo...

Encceja 2025 está com as inscrições abertas: veja como participar

As inscrições devem ser feitas até o dia 2 de maio por meio do sistema do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)

Inscrições para o Encceja 2025 vão até o dia 2 de maio. As provas serão realizadas no dia 3 de agosto

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 estão abertas. Os interessados devem acessar o sistema do Encceja, disponível no portal do Inep, até o dia 2 de maio e se inscrever.

A participação é gratuita, no entanto, os candidatos que estavam inscritos no Encceja 2024, mas não compareceram às provas e nem justificaram a ausência, ou tiveram a justificativa indeferida terão que pagar uma taxa de R$ 40 para participar.

Leia também

Com isso, os interessados devem realizar o pagamento até o dia 7 de maio, por meio de boleto gerado exclusivamente no sistema oficial de inscrição. O Encceja Nacional 2025 será realizado em todos os estados e no Distrito Federal no dia 3 de agosto.

A participação é voluntária. O exame é destinado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a chance de concluir os estudos em idade própria.

É necessário que os estudantes que buscam a certificação do ensino médio tenham, no mínimo, 18 anos completos na data do exame, e para os interessados na certificação do ensino fundamental, é exigido ter 15 anos completos.

Além disso, também é exigido que o interessado tenha registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Saiba como se inscrever

As inscrições devem ser feitas na página oficial do exame. O sistema do Encceja pode ser acessado por meio do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ou de forma direta pelo endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja.

Já dentro do sistema, o interessado deverá informar o CPF e data de nascimento e seguir com a inscrição passando as informações solicitadas.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas