A psicanalista Andréa Vermont viralizou nas redes sociais, nesta terça-feira (15), ao compartilhar o relato de uma adolescente, de cerca de 15 anos, que engravidou após participar de uma “roleta russa” e que não sabia quem era o pai.
🎥 Reprodução/Redes Sociais pic.twitter.com/hZVxOmrQ2E
— Itatiaia (@itatiaia) April 15, 2025
Em entrevista à Itatiaia, Andréa deu mais detalhes do caso que chocou a internet. A profissional conta que tudo aconteceu há sete anos, quando ela foi contratada para dar palestras de apoio emocional para os jovens do ensino médio que se preparavam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A psicanalista lembra que a escola decidiu estender o projeto e ela passou a fazer atendimentos individuais e em grupo para dar suporte aos jovens. Nesse contexto, ela soube que uma das alunas estava grávida.
Ao conversar com a menina, ela descobriu que a adolescente havia engravidado em uma “roleta russa”, praticada em uma festa feita entre alunos do ensino médio, fora das dependências do colégio.
Escola criou programa de educação sexual após caso
Após a descoberta, a psicanalista disse que levou para a diretoria a necessidade de implantar um projeto mais voltado à educação sexual dos estudantes.
Para Andréa, o sexo não deve ser um assunto temido nas escolas e na relação entre pais e filhos adolescentes. O tema deve ser tratado sem tabu e com informação.
Como orientar filhos adolescentes?
Andréa afirma que é essencial que os pais construam uma relação de proximidade com os filhos, mas que não deixem de estabelecer limites. Ela conta que, ao atender adolescentes entre 12 e 18 anos, percebeu como a faixa etária é vulnerável e precisa de apoio emocional.
Menina de 8 anos tem morte cerebral após participar de ‘desafio do desodorante’ Após caso Sarah Raíssa, operação prende 2 pessoas e apreende 7 menores por crimes ligados a ‘desafios online’