Ouvindo...

Receita Federal apreende R$ 1 milhão em canetas de Mounjaro em aeroporto do Recife

Carga de 389 canetas foi encontrada com passageiro que vinha sozinho do Reino Unido; medicamento era transportado de forma irregular

Homem não tinha autorização da Anvisa, nem receita médica

A Receita Federal apreendeu 389 canetas do medicamento Mounjaro, utilizado para emagrecimento e tratamento de diabetes, na madrugada deste domingo (13), no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife (PE). A carga é avaliada em cerca de R$ 1 milhão.

De acordo com o órgão, as canetas foram encontradas com um homem que vinha sozinho do Reino Unido. O medicamento era transportado de forma irregular, sem refrigeração, sem receita médica e sem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A importação do Mounjaro só é permitida para uso individual e com receita médica. Além disso, ele deve ser mantido em um ambiente de 2°C a 8°C,mesmo durante o transporte. Vale lembrar que a comercialização do medicamento no Brasil ainda não é permitida.

Leia também

As canetas foram retidas para fiscalização e o passageiro liberado. Após o fim das investigações, o suspeito pode responder criminalmente e perder toda a mercadoria.

Mounjaro

O Mounjaro é o nome comercial da tirzepatida, uma droga injetável que atua no controle do nível glicêmico do sangue e na sensação de saciedade. O medicamento foi aprovado em 2023 pela Anvisa.

O remédio é indicado para os pacientes que possuem a diabetes tipo 2, doença que causa uma resistência à insulina, porém se popularizou pelo efeito de perda de peso.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.