Ouvindo...

Receita doa produtos apreendidos para entidades beneficentes

Ação nacional de doação solidária beneficia mais de 70 instituições no estado com itens como roupas, eletrônicos e até um caminhão que será transformado em consultório médico

A Receita Federal está realizando uma ação nacional de doação solidária de mercadorias apreendidas, beneficiando entidades públicas e beneficentes em todo o Brasil. Em Minas Gerais, as doações somam aproximadamente R$ 5 milhões, com mais de 70 instituições sendo beneficiadas.

De acordo com Mário Deon, superintendente da Receita Federal em Minas Gerais, somente em Belo Horizonte e região metropolitana, as doações totalizam mais de R$ 1,5 milhão. Os produtos doados incluem principalmente vestuário e eletrônicos, além de material esportivo e celulares.

Origem dos produtos e processo de doação

Os itens doados são provenientes de apreensões nas alfândegas, resultantes de crimes como descaminho (importação sem pagamento de impostos) e contrabando (importação de itens ilegais). Um exemplo notável são os aparelhos de TV Box, anteriormente utilizados para furto de sinal de TV a cabo, que agora estão sendo transformados em computadores e destinados a escolas públicas e projetos sociais.

Deon explica que a ação visa dar destaque ao trabalho da Receita Federal: ‘Esse evento é para mostrar que a Receita não só apreende, mas também destina os produtos para proporcionar bem-estar a quem precisa’.

Impacto social das doações

Entre os itens doados, destaca-se um caminhão baú que será transformado em consultório médico para atender a região do município de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha. Além disso, o Instituto EIT, em Itabira, receberá eletrônicos para um bazar solidário.

Ronaldo Silvestre, fundador do Instituto EIT, detalha um projeto inovador: ‘Trabalhamos na descaracterização de roupas, calçados, bolsas e mochilas apreendidas. Em vez de destruir, transformamos esses itens em peças de uso para a população carente, doando-os para a Secretaria de Assistência Social de Itabira, para o APA e para o Asilo’.

Esta iniciativa da Receita Federal não apenas combate o crime, mas também promove um impacto social positivo, transformando o fruto de atividades ilegais em benefícios para comunidades necessitadas.

Ita
A Ita é a Inteligência Artificial da Itatiaia. Todas as reportagens produzidas com auxílio da Ita são editadas e revisadas por jornalistas.