A primeira vacina brasileira contra a gripe aviária em humanos entra na fase de testes clínicos após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desenvolvida pelo Instituto Butantan, o imunizante será testado em Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo, com a participação de 700 voluntários, divididos em dois grupos etários - de 18 a 59 anos e mais de 60 anos.
Os participantes receberão duas doses da vacina ou do placebo, com intervalo de 21 dias entre as aplicações. Apenas 1 em cada 7 voluntários receberá o placebo. Durante os sete meses seguintes, os participantes serão acompanhados com visitas e exames para avaliar a segurança e a eficácia do imunizante.
Os testes também contam com uma etapa de triagem inicial com exames bioquímicos, hematológicos e sorológicos, além de análise de imunidade celular da vacina.
Os interessados em participar da fase de testes devem atender aos critérios de elegibilidade e ter mais de 18 anos, e podem se inscrever
A gripe aviária é uma infecção viral causada por diferentes subtipos do vírus influenza, que afeta principalmente aves, mas pode, em casos raros, infectar humanos através do contato direto com aves infectadas ou seus excrementos. A principal forma de prevenção é evitar contato com aves infectadas e usar Equipamento de Proteção Individual (EPI) em atividades de risco.
*Com informações de CNN Brasil
**Sob supervisão de Lucas Borges