Ouvindo...

Rótulo especial da Menin Wine Company traz uvas produzidas por árvores centenárias

‘Vinho Maria Fernanda’ homenageia filha do empresário e tem tiragem limitada a 2600 garrafas e foi apresentado no espaço Altíssimo, em BH

Videiras com idade estimada em 130 anos produzem as uvas usadas na fabricação do vinho ‘Maria Fernanda’, novo rótulo da Menin Wine Company. As chamadas vinhas velhas estão presentes numa área de cerca de 11 hectares nas proximidades do Rio D’ouro, no norte de Portugal.

Apresentado no espaço Altíssimo, na região centro-sul de BH, o novo rótulo provocou emoções entre os presentes. O nome é uma homenagem do empresário Rubens Menin à filha, Maria Fernanda.

“O lançamento desse rótulo é uma honra e uma responsabilidade para mim, né? Que ele siga os passos dos nossos outros vinhos já lançados, especialmente o grande Dona Beatriz. Eu espero que seja um vinho especial, que desperte as melhores sensações nas pessoas, que seja um vinho equilibrado, complexo ao mesmo tempo”, explica Maria Fernanda Menin.

Sensação única. “A sensação de quem experimentá-las é a sensação de conhecer um pouquinho da história também de Portugal, de toda aquela região onde essas videiras foram plantadas. Centenárias, de 140 anos, uma coisa muito rara no mundo. E dessas vinhas a gente escolhe o melhor do melhor, né? São feitos dois vinhos, o Dona Beatriz e o Maria Fernanda, que a gente está lançando aqui hoje”, comemora Rubens Menin.

Leia também

A sommelier portuguesa Mafalda Seixas explica o que as videiras centenárias tem de diferente. “Nas vinhas velhas vamos buscar concentração, neste caso a produção é muito pouca, é muito mais reduzida. Os nossos enólogos, o Tiago Alves de Souza e o Manuel Saldanha, têm feito um trabalho excepcional de estudo todos os anos e mesmo o investimento que foi feito em barricas, ou seja, não é só parte da viticultura aqui, é todo um trabalho de amor, muito amor neste vinho. Não é só nós podermos degustar um vinho, é também que o vinho nos retribui a todo o carinho que nós demos”, explica a especialista em vinhos.

Lançamento em lugar especial

A apresentação mundial do novo rótulo da Menin Wine Company aconteceu na noite dessa terça-feira (01) no Altíssimo, espaço para eventos no bairro Belvedere, região centro-sul de BH.

O local tem como sócios a chef Carol Machado, e o casal Beatriz e Rubens Menin. “Nós temos o maior prazer de receber aqui a imprensa, os amigos e as pessoas do mundo do vinho pra fazer esse lançamento mundial do ‘Maria Fernanda’, primeira vez que um vinho português está sendo lançado aqui no Brasil. Nós estamos muito honrados de estar recebendo todos do mundo do vinho pra esse lançamento”, avalia dona Beatriz.

A chef Carol diz que o espaço é uma ‘embaixada’ dos vinhos Menin em BH. “O Altíssimo nasceu com a vocação de ser um espaço para eventos. Eventos de pequeno, médio porte, evento corporativo, evento social, e essa nossa ideia de ter um espaço aconchegante, de ter esse espaço de um tamanho que fosse também adequado para esses eventos envolvidos com a gastronomia, de ser também uma embaixada do vinho Menin”, explica.

Vinho ganhando espaço no país da ‘cervejinha’

O Brasil está sempre figurando em rankings que apontam os brasileiros como grandes consumidores de cerveja. Mas o vinho busca seu espaço neste cenário. “O vinho está ganhando espaço no Brasil e de forma rápida. Tanto é que a gente hoje na Menin, a gente quer vender 50% do nosso vinho no Brasil, eu acho que isso aí vai caminhar bem”, avalia Rubens Menin.

Dona Beatriz Menin reforça essa impressão. “Eu acho que sim. Eu acho que o vinho tem sido uma opção muito grande”, afirma.

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades. Comanda o PodTudo, programa de debate aos domingos à noite na Itatiaia.
Leia mais