Nascido em São Paulo, o líder religioso frei Gilson, de 38 anos, viralizou nas redes sociais nesse final de semana, após ser alvo de críticas em uma live realizada durante a madrugada, às 4h, e que bateu mais de um milhão de pessoas ao vivo. Uma das lives aconteceu durante o início da Quaresma.
Gilson da Silva Pupo Azevedo tem mais de 7 milhões de seguidores nas redes sociais e, após ser criticado por militantes da esquerda pelos seus posicionamentos, viu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) se manifestaram nesse domingo (9), em seu apoio. O líder ingressou na vida religiosa aos 18 anos, quando se tornou membro da congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo.
Durante a postagem, Bolsonaro chegou a postar uma foto em suas redes sociais e escreveu uma mensagem dizendo que cada vez mais Gilson se apresenta como “um fenômeno em oração” e, por isso, “vem sendo atacado pela esquerda”. “A fé cristã nunca se curvou à perseguição e não será diferente agora. Minha solidariedade a ele e a todos que defendem os valores de Deus e da família”, disse Bolsonaro na postagem.
Já Nikolas gravou um vídeo em que cita as “divergências teológicas” entre o catolicismo e o protestantismo, mas diz que a maior instituição de caridade do mundo é a igreja das duas vertentes. O deputado acrescentou que as críticas partem de pessoas que “odeiam Cristo” e chamou o frei de “uma pessoa extraordinária”.
Atualmente, ele segue na ordem e também lidera o grupo musical Som do Monte. Suas lives durante a madrugada surgiram durante a pandemia de Covid-19. Segundo o frei, o objetivo da transmissão nesse horário é oferecer conforto espiritual a quem enfrenta dificuldades ou tem insônia, promovendo uma conexão com a fé mesmo nas horas mais silenciosas da noite.
Dentro de uma das polêmicas, também nesse domingo, o religioso defendeu a submissão das mulheres aos homens, onde ele dizia que elas vieram ao mundo para serem “auxiliares “dos homens”. O comentário aconteceu um dia após o Dia Internacional das Mulheres.
No Spotify, frei Gilson acumula mais de 1,3 milhão de ouvintes mensais. A live, que aconteceu na última quinta-feira (6), no qual trouxe grande audiência, foi o motivo em que questionamentos de internautas, que associaram o frei a uma postura política conservadora e levantaram especulações sobre possíveis apoios financeiros em suas produções.