Ouvindo...

Veja como fica o rodízio de veículos em São Paulo durante o Carnaval

A restrição pelo centro expandido da capital paulista só volta a valer na quinta-feira (6) para veículos com placas finais 7 e 8 para veículos leves; para caminhões continua valendo normalmente

O rodízio de circulação de veículos leves na cidade de São Paulo segue suspenso entre esta segunda-feira (3) e a quarta-feira de cinzas (5), em período integral, por causa do Carnaval. A medida foi publicada no Diário Oficial em portaria da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA).

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF) estará liberada hoje (3) e amanhã (4), retornando a valer na Quarta-feira de Cinzas.

Já as faixas exclusivas de ônibus estarão liberadas para a circulação de veículos e motos apenas na terça-feira (4) de Carnaval. Além disso, as vagas de estacionamento Zona Azul estarão liberadas na terça (4), desde que não haja sinalização específica de obrigatoriedade do uso do Cartão Digital aos sábados, domingos e feriados.

Ainda segundo a CET, seguem válidas as seguintes restrições existentes na cidade, durante todo o período de Carnaval: Rodízio de Veículos Pesados (caminhões) e Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC).

Leia também

Blocos de Carnaval em BH: confira programação de segunda-feira, 3 de março

Quando será o próximo feriado de 2025?

Rodízio

O rodízio restringe a circulação de veículos no Minianel Viário da cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h. O objetivo é reduzir o trânsito na capital paulista.

Durante o rodízio, os veículos ficam impedidos de circular no centro expandido, incluindo as vias que delimitam o chamado Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, Avenida Tancredo Neves, Rua das Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

Confira as placas impedidas de circular de acordo com o dia de rodízio:

  • Segundas: placas com finais 1 e 2
  • Terças: placas com finais 3 e 4
  • Quartas: placas com finais 5 e 6
  • Quintas: placas com finais 7 e 8
  • Sextas: placas com finais 9 e 0

A multa para os motoristas que infringem as determinações do rodízio é de R$ 130,16, com acréscimo de quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Trânsito).

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.