O Conselho Federal de Medicina (CFM) enviará um pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta terça-feira (21) para que proíba a distribuição e comercialização de produtos à base de
A informação é do jornalista Teo Cury, da CNN Brasil. O presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, fará o pedido em reunião com o diretor-presidente substituto da agência, Rômison Rodrigues Mota. No ano passado, o conselho não tinha posição definitiva em relação à substância, portanto, a decisão representa uma mudança de posicionamento.
Naquele momento, a opinião do conselho era de que “apenas médicos possuem a formação e capacitação para o uso dessas substâncias, bem como o preparo para agir - de forma emergencial - na reversão de eventuais efeitos adversos decorrentes”.
O CFM, inclusive, criticou no ano passado a decisão do Conselho Regional de Medicina de São Paulo de pedir o banimento do
Após uma série de reuniões, audiências e deliberações nos últimos meses, o CFM concluiu que a substância é nociva e deve ser banida do mercado.
A Itatiaia entrou em contato com o CFM e com a Anvisa sobre o assunto e aguarda retorno.