A Polícia Civil do Rio e o Ministério Público realizam nesta terça-feira (10), uma operação contra integrantes da organização criminosa Comando Vermelho responsáveis pelo roubo de cargas na Baixada Fluminense. Entre os 28 denunciados pelo GAECO/MPRJ, está Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar. O mandado contra ele está sendo cumprido no presídio Federal de Catanduvas, no Paraná, onde o traficante está preso desde março deste ano.
A ação, que faz parte da segunda fase da operação Torniquete, conta com o apoio da Polícia Penal Federal e da Secretaria de Administração Penitenciária.
Leia mais:
- Operação contra o Comando Vermelho na Penha, no RJ, teve quatro baleados e 13 presos
- PC apura vídeo de homem arrancando cabeça de vítima em recado a líder do PCC em Mariana (MG)
- Delator do PCC morto em Guarulhos tinha desavença com membro do CV
De acordo com os promotores de Justiça, além do tráfico de drogas, os criminosos são responsáveis por grande parte dos roubos a veículos de cargas no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ainda segundo os investigadores, as ordens partem de dentro dos presídios, por alguns dos denunciados. Fernandinho Beira Mar seria o chefe do esquema que causou um prejuízo de cerca de R$ 4 milhões.
Os roubos de carga, segundo a polícia, financiam o tráfico de drogas, já que 50% do produto dos roubos é destinado ao Comando Vermelho que, com o domínio territorial e o fornecimento de estrutura e armas, possibilita a prática dos roubos.
Os mandados expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Duque de Caxias também estão sendo cumpridos em presídios do Rio como Penitenciária Moniz Sodré, Cadeia Pública Jorge Santana, Presídio Ary Franco, Penitenciária Jonas Lopes de Carvalho, Presídio Pedro Mello da Silva e Cadeia Pública Paulo Roberto Rocha. Dos 28 alvos de busca e apreensão, 11 deles estão presos.