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O problema teria sido causado por um erro. Ao divulgar o resultado da pesquisa no dia 29 de novembro, o BC divulgou também, acidentalmente, os dados pessoais das pessoas que participaram do estudo. “A falha foi identificada pelo próprio BC no mesmo dia e a publicação imediatamente retirada da internet e substituída pelos dados corretos, sem qualquer informação pessoal”, escreveu em nota.
Foram vazados dados como: nome, endereço, número de telefone, gênero, etnia, idade, escolaridade, estado civil, nível de renda, vínculo empregatício, possibilidade de acesso à internet, grau de conhecimento sobre finanças digitais, posse de conta transacional, meio no qual recebe a principal fonte de renda, hábito de uso e preferências no uso de meios de pagamento, hábito em verificar extrato da conta, facilidade em identificar pagamentos na conta, hábito em verificar fatura de cartão de crédito, facilidade em identificar pagamentos na fatura de cartão de crédito, determinantes de escolha do meio de pagamento, determinantes de escolha de pagamento parcelado, avaliação sobre o Pix e hábito de uso do Pix.
Segundo o BC, informações como senhas e saldos financeiros não foram comprometidas.
Quem teve os dados potencialmente expostos serão notificados pelo BC através de uma carta.
Por conta do incidente, o banco pede um alerta especial para as pessoas que participaram da pesquisa ao receberem ligações que mencionem os hábitos de uso de meios de pagamento ou qualquer outro dado mencionado durante a entrevista, pois, provavelmente, se trata de um golpe.