A Polícia Civil investiga a morte de um homem identificado como Jadson Pires, após ele ser agredido por agentes de segurança da estação Carapicuíba, da Linha 8-Diamante de trens, da ViaMobilidade, na Grande São Paulo. A Secretaria de Segurança Pública paulista informou, por meio de nota, que os envolvidos foram intimados para prestar novos depoimentos.
Ainda de acordo com a pasta, os laudos periciais solicitados estão em elaboração e serão anexados ao inquérito assim que concluídos. A SSP reforçou que, se necessário, a natureza inicial da ocorrência poderá ser alterada diante de novas evidências, sem qualquer prejuízo ao inquérito.
Imagens do circuito interno da estação registraram o momento em que o rapaz, aparentemente desorientado, está na área das catracas e tenta passar por baixo. Ele leva uma rasteira de um dos agentes e depois é chutado por um homem que foi identificado como agente da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e que estava à paisana.
Leia também
PM que executou jovem negro pelas costas foi reprovado em teste psicólogico por descontrole emocional Polícia Civil investiga morte de bebê de 8 meses em creche de São Paulo Vídeo flagra momento em que PM joga homem em rio após abordagem na Zona Sul de SP
Em seguida, os seguranças da estação arrastaram a vítima pelas pernas. Outro vídeo mostra o rapaz dentro da estação, imobilizado com violência. Depois, em uma área interna da estação, os agentes perceberam que ele estava inconsciente e tentaram reanimá-lo com massagem cardíaca. Uma equipe do SAMU chega para fazer o resgate, mas o rapaz não resistiu e morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
A ViaMobilidade lamentou o caso e disse que “expressa suas sinceras condolências aos amigos e à família, com quem fez contato e se colocou à disposição para prestar apoio”. A companhia reforçou que repudia qualquer forma de violência, premissa essa constantemente reforçada em seus treinamentos e procedimentos de segurança e atendimento. Uma sindicância interna foi instaurada e os agentes envolvidos foram preventivamente afastados de suas funções. A causa da morte ainda está sendo apurada pelas autoridades, que aguardam o resultado dos exames pericial e toxicológico.