No
A professora de biologia Denise Regina Arão, da Rede Chromos de Ensino, avalia que “a prova de Biologia do Enem 2024 foi mais tranquila que a do ano passado”. Ela detalha que algumas questões eram “muito previsíveis, como por exemplo o ciclo do nitrogênio”, que caem na prova em quase todos os anos. “Tinha muita questão interdisciplinar também, junto com a química”, completou.
Entre os principais temas, Denise ressalta os relacionados à Ecologia. Outro tema presente foi a citologia e, segundo a especialista, “uma questão muito tranquila a respeito de metabolismo aeróbico e anaeróbico de bactérias, era uma questão bem tranquila, nível fácil”.
As temáticas mais recorrentes, de acordo com a professora, estavam dentro do esperado. Apenas uma questão, para ela, foi inusitada: “falava sobre as fibras musculares brancas e fibras musculares vermelhas, mas dava para o candidato, pelo texto, conseguir marcar a alternativa correta”, explica.
Leia mais:
Itatiaia e Chromos divulgam gabarito extraoficial do segundo dia de provas do Enem 2024, confira Enem 2024: estudantes dividem atenção entre prova e final entre Atlético e Flamengo Enem 2024: candidatos formam fila em frente a PUC Minas antes da abertura dos portões
Vacinação e pandemia
A vacina e a pandemia de Covid-19 também foram assunto na prova. “A ideia da questão era perguntar como funciona a vacina. As vacinas baseiam-se na indução da produção de anticorpos”, comenta.
Quanto ao número de questões de Biologia, a professora diz: “nós tivemos mais ou menos o mesmo número de questões dos anos anteriores, em torno de 15 a 16 questões. No entanto, como tinham muitas questões interdisciplinares com a química, nós tivemos um total de 19 questões”.
*Sob supervisão de Marina Borges