Ouvindo...

Previsão do tempo: frio, calorão e chuva atingem regiões do Brasil neste fim de semana

Frio no Sul, chuva no Sudeste e calor extremo no Centro-Oeste marcam o fim de semana ao redor do país

Belo Horizonte

A semana se encerra com um panorama meteorológico de contrastes em todo o país. O Sul enfrenta o frio intenso de uma massa de ar polar, com alerta de geada no Rio Grande do Sul. Na outra ponta, o interior do Brasil vive um período de calor extremo e baixa umidade. A faixa litorânea, especialmente no Nordeste, terá a influência de chuvas fortes. Confira:

Sul

Sábado (06): A chuva continua no Paraná e em Santa Catarina, com pancadas fortes e moderadas, acompanhadas por raios e rajadas de vento no interior. Em Curitiba, o céu permanece nublado com risco de chuva ao longo do dia. O Rio Grande do Sul, por outro lado, continua sob o domínio do ar polar, com tempo firme, frio intenso e alerta para geada em diversas áreas.

Domingo (07): A chuva volta de forma isolada no oeste, noroeste e Missões do Rio Grande do Sul, mas o tempo firme e frio persiste no restante do estado. Em Santa Catarina, o sol predomina, e no Paraná, as chuvas diminuem, concentrando-se no leste e litoral.

Sudeste

Sábado (06): A umidade vinda do oceano mantém o tempo instável no litoral de São Paulo e no Rio de Janeiro, com risco de chuva volumosa na Baixada Santista e pancadas fortes no centro-sul fluminense. Na capital paulista, o céu fica encoberto com chuva fraca. No interior de Minas Gerais e no Espírito Santo, o sol predomina.

Domingo (07): A circulação de ventos mantém a instabilidade no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, com chuva persistente na Baixada Santista e na capital fluminense. No interior de São Paulo e Minas Gerais, o tempo é firme, com sol, calor e baixa umidade à tarde.

Centro-Oeste

Sábado (06): O calor intenso e a baixa umidade marcam a região. Há previsão de pancadas isoladas no sul de Mato Grosso do Sul e no noroeste de Mato Grosso, mas o tempo firme e seco predomina. As temperaturas podem chegar perto dos 40°C, e a umidade do ar atinge níveis críticos.

Domingo (07): O tempo firme e seco persiste em quase toda a região. O calor continua, e a umidade do ar cai ainda mais, com índices abaixo de 20% em diversas cidades.

Leia também

BH tem sensação térmica de 2,3 °C; veja a previsão do tempo para este sábado (6)

Confira como fica a previsão do tempo para o sábado (6) em BH

Nordeste

Sábado (06): A faixa litorânea do Nordeste, do litoral da Bahia ao Rio Grande do Norte, terá pancadas de chuva. Há risco de chuvas fortes entre Sergipe e Rio Grande do Norte. No interior, o padrão é de tempo firme, com calor intenso e baixa umidade, especialmente na região do Matopiba.

Domingo (07): A chuva se intensifica entre a Bahia e o litoral de Pernambuco. No interior, o tempo permanece firme, quente e seco.

Norte

Sábado (06): Há previsão de temporais localizados no Amazonas e no oeste do Acre. Chuvas isoladas também ocorrem em Roraima e no oeste do Amapá. O Tocantins e o Pará seguem com tempo firme, calor e umidade baixa.

Domingo (07): As instabilidades persistem no Amazonas e em Roraima. Em Rondônia e no Acre, o tempo fica mais aberto, com sol e calor. O Pará terá pancadas isoladas no oeste e litoral, enquanto o Tocantins permanece seco.

Leia também

Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.