Ouvindo...

Enel tem 15 dias para responder Aneel sobre demora em apagão de SP

Agência Nacional de Energia Elétrica intimou a concessionária nesta segunda (21); o contrato pode ser rescindido, dependendo do resultado da ação

Após um temporal no último dia 11, moradores de São Paulo ficaram cerca de 6 dias sem energia. Ao todo, segundo a própria Enel, 3,1 milhões de endereços foram afetados

A concessionária de energia Enel SP tem o prazo de 15 dias para responder à intimação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) sobre a demora no reestabelecimento de energia na capital paulista e região metropolitana.

Após um temporal no último dia 11, moradores de São Paulo ficaram cerca de 6 dias sem energia. Ao todo, segundo a própria Enel, 3,1 milhões de endereços foram afetados.

O processo da Aneel apura se houve, por parte da Enel, descumprimento do plano de contingência assumido pela distribuidora e reincidência no atendimento insatisfatório aos consumidores em situações de emergência. Dependendo do resultado do processo, o contrato de concessão da Enel pode ser rescindido. Na próxima segunda-feira (28) o processo será distribuído para relatoria de diretor, na sessão pública semanal de distribuição.

A decisão da Aneel vem na sequência da aplicação da maior multa administrativa da agência (R$165 milhões) em razão da demora do reestabelecimento de energia na Grande São Paulo após um forte temporal ocorrido em novembro do ano passado. A penalidade, porém, está suspensa por decisão da Justiça.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.