O cenário da filantropia estratégica no país é o foco do episódio mais recente do podcast “Brasil, uma Oportunidade”, apresentado por Rubens Menin. A convidada do sétimo episódio é Carola Matarazzo, diretora-executiva do Movimento Bem Maior.
O Movimento Bem Maior, cofundado por Rubens Menin e outros grandes empreendedores brasileiros, investe em soluções inovadoras e no fomento políticas públicas que promovam um desenvolvimento social mais justo e sustentável. Por meio do apoio a organizações sociais e iniciativas de impacto, o movimento busca construir um futuro promissor.
“Ainda falta um entendimento claro sobre o que é filantropia,” afirma Carola. “Na filantropia estratégica, nos perguntamos: se essas pessoas estão em situação de vulnerabilidade, o que podemos fazer para desbloquear recursos, processos ou soluções de médio e longo prazo que possam atacar as causas desse problema? Esse é um pensamento mais amplo e complexo, que requer soluções igualmente sofisticadas e uma rede de parceiros bem articulada para ser implementado.”
Menin e Matarazzo discutiram temas cruciais como a importância da filantropia estratégica, a construção de redes colaborativas, o papel do governo e do setor privado, além da necessidade de superar barreiras culturais para a prática da filantropia no Brasil.
O Movimento Bem Maior
O Movimento Bem Maior é uma organização social que reúne investidores, organizações sociais e uma rede de parceiros que têm o objetivo de construir colaborativamente um Brasil com mais equidade e dignidade para todos. Por meio da filantropia estratégica, o MBM mobiliza recursos financeiros e investe em ideias, projetos e iniciativas que multiplicam o impacto positivo e impulsionam o desenvolvimento sustentável da nossa sociedade.
Um exemplo do impacto do Movimento Bem Maior é o apoio a projetos educacionais em comunidades carentes. Através de investimentos em escolas e programas de capacitação de professores, o movimento já contribuiu para melhorar o aprendizado de mais de 100 mil crianças em todo o país.