Uma ação das polícias Civil e Militar de São Paulo, realizada nesta quinta-feira (26), no Centro da capital paulista, terminou com 115 pessoas identificadas violando as regras impostas pela Justiça. Todos foram encaminhados à delegacia para registro e formalização das medidas administrativas e liberados. Um procurado pela Justiça foi capturado e permaneceu preso.
O objetivo da operação, na região da Cracolândia, foi de combater o tráfico de drogas e colaborar para a reabilitação de usuários que frequentam o local. As equipes contabilizaram 874 pessoas, sendo 737 homens e 137 mulheres. Dos envolvidos, 53 não foram identificados nos sistemas da polícia, sendo necessário coletar as impressões dactiloscópicas feitas por meio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IRRGD), que apoiou a ação.
Foram empenhados 116 policiais militares e 51 policiais civis para a operação. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) também apoiou os trabalhos com 53 agentes.
Durante as buscas no local, as equipes apreenderam R$ 475 e duas balanças usadas para pesar drogas.
Policiais capacitados para oferecer ajuda
As equipes de segurança que atuam no centro receberam um treinamento aprimorar a abordagem de pessoas em situação de vulnerabilidade social que frequentam o fluxo.
O curso trouxe uma série de orientações sobre direitos humanos, política estadual sobre drogas, ações de saúde e assistência social, tráfico ilegal e policiamento orientado por resultados.
Inclusive, os agentes entenderam mais a fundo sobre a estrutura do HUB de Cuidados em Crack e outras drogas, serviço do governo do estado que oferece desde o acolhimento do dependente químico em grupo de autoajuda. Dessa forma, os policiais agora estão capacitados para oferecer ajuda devida aos usuários e encaminhá-los para um tratamento, caso seja solicitado.