Ouvindo...

Gás letal está em nível muito elevado na atmosfera por causa das queimadas no Brasil

Situação prejudicial à saúde é resultado das queimadas que atingem o país, alerta MetSul

Brigadistas do Instituto Brasília Ambiental e Bombeiros do Distrito Federal combatem incêndio em área de cerrado próxima ao aeroporto de Brasília

A empresa de consultoria em tempo e clima, Met Sul, alerta que a atmosfera está com níveis altos de monóxido de carbono no Brasil, devido às queimadas que estão ocorrendo em todo o país, favorecidas pelo clima quente e seco.

De acordo com o Uol, um relatório da Met Sul mostra que o gás está mais concentrado no sul da região amazônica, no sul e no centro-oeste do Brasil, além de Rondônia e São Paulo.

Leia também

O portal de notícias lembra que o monóxido de carbono é um dos principais poluentes da atmosfera. Trata-se de gás incolor, inodoro e perigoso, pois pode levar à morte em ambientes fechados. No início deste ano, quatro jovens mineiros morreram intoxicados em Balneário Camboriú (SC), dentro de uma BMW que apresentava vazamento de monóxido de carbono.

O gás é resultado da queima incompleta de carvão e madeira, por exemplo. Ou seja, os incêndios em vegetações favorecem o surgimento do monóxido de carbono no ar, que se espalha pela atmosfera com os ventos, destaca o Uol.

De acordo com o MetSul, o monóxido de carbono atrapalha a atmosfera a se livrar de outros gases poluentes, além de formar o chamado ozônio atmosférico inferior, que é mais um fator que contribui para a poluição.

No corpo, o monóxido de carbono tem “grande potencial inflamatório”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado com ênfase em multimídia pelo Centro Universitário Una. Com mais de 10 anos de experiência em jornalismo digital, é repórter do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Antes, foi responsável pelo site da Revista Encontro, e redator nas agências de comunicação FBK e Viver.