Ouvindo...

Brasil monitora imigrante com sintomas de Mpox, doença em emergência global

Conhecida anteriormente como “varíola do macaco”, doença tem série de sintomas e pode levar a complicações em pessoas com baixa imunidade

Mpox causa irrupções na pele

O governo brasileiro monitora um caso suspeito de Mpox (conhecida anteriormente como varíola do macaco). O Ministério da Saúde foi notificado neste domingo (25) sobre um passageiro que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) com sinais e sintomas compatíveis com a doença.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o passageiro chegou ao aeroporto em 14 de agosto. Nessas quase duas semanas, ele estava em uma área restrita para pessoas que esperam o reconhecimento como refugiadas no Brasil.

No domingo, após o acionamento, a Anvisa entrevistou os passageiros que estavam no local, mediu a temperatura e verificou sinais da doença na pele de todos eles. Nenhum novo caso suspeito foi encontrado. Foram implementadas medidas limpeza e desinfecção no local.

Leia também

A nacionalidade do passageiro não foi revelada. De acordo com o Ministério da Saúde, não há informações sobre histórico de viagem do paciente em áreas afetadas pela cepa 1b, que é motivo do alerta internacional emitido na última semana pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

A Mpox é transmitida principalmente através de contato próximo com lesões na pele, fluidos corporais ou objetos contaminados. Os principais sintomas incluem febre, dores de cabeça e nos músculos, cansaço e erupções na pele, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo. A maioria dos casos é leve, mas eventuais complicações podem ocorrer, especialmente em indivíduos com sistema imunológico comprometido.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.