O clima deve mudar no Brasil no decorrer desta semana, que começou com calor e seca e deve terminar com frio e até chuva em várias partes do país. A queda na temperatura começa nesta quarta-feira (7) e vai provocar uma virada no tempo em muitos estados no Centro-Sul do Brasil.
Em Minas Gerais, a MetSul destaca que a influência da frente fria deve favorecer chuva em pontos do Sul e do Leste do estado, embora com baixos volumes e de forma irregular. “Não se descarta até chuva isolada em pontos do Triângulo Mineiro, mas, se ocorrer, será de forma muito localizada”.
No Brasil, conforme o Climatempo, as mudanças devem ser sentidas com a entrada do ar polar e ainda com a umidade alta, já na manhã da quinta-feira (8). Existe a possibilidade de ocorrer algum tipo de precipitação invernal – mesmo que de maneira pontual, em cidades do sul do Rio Grande do Sul. A região Sul deve ser a primeira a sentir o ar frio, que deve avançar e chegar na região Sudeste na sexta-feira.
A massa de ar frio deve avançar até o Mato Grosso do Sul, entre quinta (8) e sexta-feira (9), que terminará a semana com sensação do frio.
O deslocamento da frente fria e o aumento da circulação de ventos, transporta a umidade do mar para o sudeste e provoca queda nas temperaturas em São Paulo. A previsão do tempo indica possibilidade de chuvas no sul e leste do estado paulista, incluindo o litoral, onde a queda nas temperaturas será bastante acentuada.
Para o segundo final de semana de agosto, a previsão do tempo indica que a temperatura deve se manter baixa, sobretudo entre o sábado (10) e o domingo (11). As informações são da Climatempo.