O médico Drauzio Varella fez uma denúncia ao Ministério Público de São Paulo após descobrir que sites e páginas na internet estavam usando imagens e vídeos dele para promover supostos remédios que promoveriam resultados milagrosos. A denúncia surgiu um dia após a denúncia de que atores e atrizes estavam se passando por médicos em vídeos de divulgação de medicamentos sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Drauzio relatou ao G1 que contratou um escritório de advocacia para cuidar do caso. Segundo ele, o inquérito está em segredo de justiça, mas os investigadores estariam perto de descobrir a quadrilha que está usando o nome dele e de outras personalidades para promover produtos na internet.
‘Eu não faço propaganda de remédio nenhum. Nunca fiz na minha vida. E nunca farei também. Não entre nessa. Não caia nesse tipo de armadilha’, afirmou Drauzio Varella.
Atores se passam por médicos
Na quinta-feira (18), o portal G1
A reportagem apurou que o ator Sidnei Oliveira foi contratado para interpretar do suposto médico Ricardo Bruno, apresentado como ‘endocrinologista, professor na Universidade de São Paulo e premiado pela Forbes como ‘o especialista de Saúde mais relevante de 2023’. O registro profissional do médico citado nos sites dos produtos e nos vídeos é do ginecologista Ricardo Vasconcellos Bruno, que é do Rio de Janeiro e não tem nenhuma relação com o medicamento em questão.
Sidnei, interpretando o médico Ricardo Bruno, gravou uma entrevista de mais de uma hora para o suporte programa ‘Saúde em Foco’, apresentado pela apresentadora Vanessa Amorim. Porém, Vanessa também é uma personagem interpretada pela atriz Fernanda Padilha.
Os dois atores se defenderam, afirmaram que foram contratados para interpretam personagens e alegaram que as gravações estariam sendo desvirtuadas na internet.