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Apagão cibernético impacta operações em aeroportos brasileiros; veja recomendações para viajantes

Mineira que está em São Paulo a trabalho, tentou antecipar um voo, testemunhou consequências do apagão cibernético em São Paulo

A orientação é de que o passageiro chegue mais cedo no terminal

Passageiros que têm voo e não realizaram o check-in, devem chegar cedo nos aeroportos pelo Brasil. Essa é a recomendação emitida pela companhia Azul após a falha de escala global em sistemas de TI que afetou atividades bancárias, serviços médicos, telecomunicações e também transporte nesta sexta-feira (19).

Segundo a empresa, devido à intermitência no sistema de gestão de reservas, “alguns voos podem sofrer atrasos pontuais.” Diante disso, a orientação é de que o passageiro chegue mais cedo no terminal e dirija-se ao balcão de atendimento da companhia.

A mineira Gabriela Garcia, profissional de marketing que está em São Paulo a trabalho, tentou antecipar um voo, no aeroporto de Congonhas, e testemunhou consequências do apagão cibernético. “Cheguei lá antes das 6 horas, para entrar no voo de 7h55. Quando eu cheguei na área de atendimento da Azul, um funcionário me disse que desde as quatro da manhã estão com apagão completo, serviço todo fora do ar”, conta.

Ao chegar ao portão de embarque, para verificar se haveria vaga no voo, ela conta que outra funcionária mostrou papel e caneta e disse: “A gente não vai fazer nenhuma alteração; estou controlando os passageiros na caneta, então, não há chance de fazer antecipação nem nada do tipo”.

A mineira diz que não identificou atrasos em voos, mas indisponibilidades de serviços como este, comuns em situações normais de um aeroporto.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, por meio de nota, que “monitora a situação e está em contato com os operadores aéreos e aeroportuários para avaliar e minimizar eventuais impactos no setor aéreo.”

Leia também: Apagão cibernético: aeroporto de Confins detalha impactos na manhã desta sexta-feira (19)

O que dizem as empresas

A TAP confirmou a falha de serviço informático de nível global. “Uma falha de serviços informáticos ao nível global alheia à TAP, tem afetado alguns aeroportos; voos pelo mundo. A TAP alerta os seus cientes para eventuais consequências desta situação no tráfego a aeroportos”, informou em nota.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a GOL, com a LATAM, com a Anac e aguarda os posicionamentos.

Atrasos pelo mundo

Conforme a AFP, as principais companhias aéreas dos Estados Unidos, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos.

Problemas similares afetaram os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, assim como todos os aeroportos na Espanha, anunciaram os administradores dos terminais aeroportuários destes países.

No Brasil, usuários identificaram problemas em sistemas bancários.

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O que causou o problema mundial?

O problema que provocou um apagão cibernético mundial foi “identificado”. “A CrowdStrike está trabalhando ativamente com os clientes afetados por uma falha encontrada em uma atualização de conteúdo dos usuários do Windows (...) não é um incidente de segurança ou um ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi aplicada”, escreveu George Kurtz nas redes sociais X e LinkedIn.


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Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Jornalista há 15 anos, com experiência em impresso, online, rádio e assessoria de comunicação