Ouvindo...

Bandeira amarela será acionada em julho, e contas de luz ficarão mais caras

A bandeira amarela não era acionada no Brasil desde abril de 2022

A conta de luz ficará mais cara neste mês de julho. Isso porque o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), acionou a bandeira amarela devido às “condições menos favoráveis” para geração de energia no Brasil neste mês.

A partir desta segunda-feira (1º), serão acrescidos R$ 1,885 a cada 100 kW/h consumidos. A bandeira amarela não era acionada no Brasil desde abril de 2022.

Segundo o comunicado da Aneel, a bandeira foi acionada devido à previsão de chuvas abaixo da média no segundo semestre e expectativa do crescimento do consumo de energia do mesmo período.

Leia também

“Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao inverno com temperaturas superiores à média histórica do período, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”

Felizmente, a bandeira amarela está mais barata desde março, quando houve redução de 37% do valor dela, que era R$ 2,989 kW/h. A Aneel orientou que a energia seja utilizada de forma consciente e sem desperdícios.

O sistema de bandeiras foi criado em 2015 para indicar os custos da geração de energia no país. Existem três tipos: a verde (mais barata), amarela e a vermelha (mais cara).


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.