Uma mulher levou uma picada extremamente dolorosa em uma piscina de bolinhas, em Ourinhos, no interior de São Paulo, há poucos dias. Ao entrar no brinquedo com o filho de quatro anos, Aline Ferraz foi atacada pela formiga-bala, considerada o inseto com a picada mais dolorosa do mundo. Segundo a National Geographic, a dor se assemelha a um tiro.
A mulher conta que sofreu por mais de 12 horas com dores intensas e, em um vídeo publicado nas redes sociais, alertou pais e responsáveis sobre o perigos que podem estar escondidos em brinquedos do mesmo tipo.
“Toda vez que eu vou nessas piscinas de bolinhas com o meu filho, eu dou uma olhada nelas para ver se não tem nada. Eu entrei para brincar com ele e senti uma dor terrível no meu pé. Quando eu puxei o pé, tinha uma formiga que eu nunca tinha visto. Na hora, eu até achei que tivesse sido um escorpião ou algum outro bicho, porque a dor foi muito forte, muito intensa mesmo. Graças a Deus foi em mim e não no meu filho”, contou.
À Revista Crescer, Aline disse que a dor durou três dias. “As primeiras 12 horas foram de dor intensa! Tomei antialérgico, sob orientação do socorrista, e analgésico. Foram três remédios para dor em um período de 4 horas — e não passava. Fui picada por volta das 18h e só consegui dormir às 3h da manhã por conta da dor. Nunca imaginei que uma formiga pudesse ter uma picada tão dolorosa. A dor é muito forte”, relatou.
Aline decidiu gravar o vídeo como alerta para os pais e cuidadores de crianças que costumam frequentar piscinas de bolinhas.
“Fica o alerta para a gente ficar sempre atento. Deem uma olhada no brinquedo antes de deixar a criança entrar. Fica o pedido também para que os proprietários e estabelecimentos que tem esse tipo de brinquedo fiquem sempre atentos e mantenham a higienização correta”, finalizou.
Formiga-bala tem a picada mais dolorosa do mundo
Segundo a National Geographic, um artigo da Encyclopedia of Life (EOL) afirma que a formiga-bala está presente em países tropicais como o Brasil, Bolívia, Peru, Venezuela, Honduras e Costa Rica.
O inseto é conhecido por vários nomes, todos eles relacionados ao seu potencial de picada e limiar de dor. No Brasil, ele é conhecido como formiga-bala, já que vítimas do inseto dizem que a dor da sua mordida se parece com um tiro.
A formiga-bala lidera o ranking das mordidas mais dolorosas do mundo pelo "índice de dor Schmidt”, em que a escala vai de 0 (sem dor) a 4 (mais dolorosa). O inseto é classificado com uma dor 4+. Ainda de acordo com a escala, a dor da picada é como “andar sobre brasas com um prego de cinco centímetros cravado no calcanhar”.
Mas por que a picada da formiga-bala dói tanto? Segundo os pesquisadores, tudo é causado por uma neurotoxina chamada Poneratoxina. A substância causa dor extrema, inchaço, aumento da frequência cardíaca, além de expulsão de sangue pelas fezes.