Ouvindo...

Bebê que usou embalagem de bolo como máscara de oxigênio tem alta da UTI

Criança de três meses segue internada na enfermaria do Hospital Varela Santiago, em Natal (RN); bebê apresenta melhora progressiva

Equipamento improvisado fez com que bebê de três meses conseguisse esperar transferência de cidade

O bebê que precisou usar uma embalagem de bolo como uma máscara de oxigênio improvisada teve alta da UTI nesta quinta-feira (13). A criança de três meses segue internada na enfermaria do Hospital Varela Santiago, em Natal, no Rio Grande do Norte. As informações são do G1.

Segundo a equipe médica, ele vem apresentando melhora progressiva no padrão respiratório, mas ainda usa uma suplementação de oxigênio por meio de um cateter nasal.

No último sábado (8), o menino deu entrada no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, cidade a cerca de 120 Km de Natal. A criança apresentava um quadro de bronquiolite aguda e precisava ser transferida para uma unidade de saúde com UTI pediátrica.

Leia também

Enquanto aguardava a transferência, a médica Ellenn Salviano improvisou um leito de UTI semi intensiva para o bebê, usando uma embalagem de bolo como máscara de oxigênio. A “gambiarra” fez com que a criança conseguisse esperar por quatro horas a ambulância que a levou para a capital do estado.

“Não é um fato isolado meu, do hospital, eu acho que é de todos os serviços que fazem parte do SUS. Eu já perdi a conta de quantos hoods (capacete de acrílico usado para aumentar a concentração de oxigênio em torno da cabeça da criança) improvisados eu já fiz nesses nove anos de medicina. Infelizmente é mais comum do que se imagina”, disse Ellenn ao G1.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.