O Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte, usou uma embalagem de bolo como uma máscara de oxigênio improvisada em um bebê de três meses. A criança estava internada com suspeita de bronquiolite e aguardava ser transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Em nota, o hospital confirmou a veracidade da foto e informou que o paciente de três meses e 20 dias foi internado no último sábado (8). A criança apresentava um quadro de desconforto respiratório grave, congestão nasal, febre, vômitos e diarreia.
O bebê foi medicado, mas precisava ser transferido para alguma unidade com UTI pediátrica. A equipe do hospital solicitou a vaga, mas afirma que precisou usar o equipamento improvisado enquanto aguardava a transferência.
A Prefeitura afirma que a médica improvisou uma máscara de oxigênio para montar um “leito semi intensivo” e atender a necessidade da criança enquanto a vaga não era autorizada. O município também ressaltou que o hospital não é referência em urgência materno infantil.
Na manhã desta terça (11), o bebê foi transferido para o Hospital Varela Santiago, em Natal.